Translate

segunda-feira, abril 02, 2012

Intimismo

Eu estava refletindo como seria se toda a população mundial tivesse a capacidade de conversar com a sua consiência, como se ela fosse uma 3º pessoa pensante, pronta para fazer perguntas, julgamentos sobre seus atos e tudo o mais. Ou até poderia existir sim uma terceira pessoa, uma consciência como um apêndice em sua mente, que está lá para conversar com você e te fazer ver coisas que você normalmente não perceberia.

Será que finalmente teria fim os nossos erros? Será que finalmente as pessoas pensariam antes de realizar certos atos? (até por que, uma voz em sua mente estaria gritando que você estaria agindo feito um bocó)

Essa nova condição seria boa, principalmente para pessoas não tão sociáveis assim. Poder tem alguém (mesmo que seja sua própria consiência) para contar como foi o dia, dizer os seus temores sem se preocupar com o julgamente errado e receber conselhos verdadeiros, que estaria lá por você, para te ouvir e confortar 24h por dia faria um bem icomensuráveis para essas pessoas.


O mundo ficaria menos caotico. Menos atos impensados causariam menos mágoa alheia. Afinal, com essa consciência a mais, estarámos menos sujeitos a agir como se não houvesse um amanhã.

Arrisco dizer que o número de depressivos e de suicídios decairiam monstruosamente. Afinal, quem ficaria triste quando se teria alguém com credibilidade para te dar conselhos otimistas.

Mas essa consciência não existe. E realmente não pensamos antes de agir. Apenas agimos. E só paramos para refletir quando outras pessoas nos barraram em nossas atitudes, ou nem isso. O egoísmo fala mais alto e fazemos de tudo para nos favorecer, mesmo quando fazemos bem a alguém próximo.

O mundo ficaria melhor com essas consciências inteligentes. Mas, na ausência delas, por que não nós mesmos não fazemos essas intervenções. Por que nós mesmo não paramos e pensamos se o que estamos prestes a fazer vai afetar positivamente ou negativamente o mundo à nossa volta?

Estamos acomodados. E precisamos de alguém gritando na nossa orelha "VOCÊ ESTÁ AGINDO COMO  UM BOCÓ" para finalmente acordarmos para a vida.


NOTA: apesar do texto, não quer dizer que todos os seres humanos na face da terra são malvados. Mas, vai dizer que as pessoas não são egoístas assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário