Translate

sexta-feira, abril 12, 2013

Analisando Trailer “O Mar de Monstros”

Nos últimos dias foi liberado na internet o tão esperado trailer do filme “O Mar de Monstros”. Pra quem não sabe, o filme “O Mar de Monstros” será a adaptação cinematográfica do livro homônimo do incrível “Tio Rick”. Ele faz sequência da pior adaptação cinematográfica da história do universo, “O Ladrão de Raios”. 
 
Existem N razões para se acreditar que a continuação de uma adaptação ruim renderia uma adaptação pior ainda, por isso os milhares de fãs de Percy Jackson ficaram apreensivos, à espera de uma continuação e que finalmente ouvissem nossas críticas e melhorassem a história.
 
E não foi uma grande surpresa esse trailer de dois minutos e meio que 11 a cada 10 fãs de Percy Jackon gostaram?  É um trailer singelo, que resume bem os motivos para o filme e que não tem nenhuma surpresa narrativa pra quem leu os livros. Mas mesmo assim causou uma comoção imensa entre os fãs.

O meu objetivo aqui é tentar analisar esse trailer e definir POR QUE gostamos tanto dele. E, mesmo querendo ser o mais otimista possível, vou também analisar aquilo que está errado. Por isso vou dividir em duas partes: COISAS PARA GOSTAR e COISAS PARA TEMER.


COISAS PARA GOSTAR. 


Antes de começar a lista de coisas que apareceram no trailer que animaram os fãs, quero enumerar algo que não dá para ver mas marcou presença é é algo que é dos livros: a narração do Percy. Sei que pode ser algo exclusivo do trailer, só pra relembrar algo e começar a mostrar a ação, mas isso só deixa o trailer mais parecido com o livro. Graças aos Deuses!

 1. Annabeth Loira.
 
Nos livros, essa interessante personagem é loira. No primeiro filme ela nos aparece morena. O fandom inteiro deve ter gritado de angústia quando ela apareceu no filme. Mas agora ela voltou com mechas loiras. Não faço ideia de como vão explicar isso, mas eu até que achei bom eles fazerem isso U.U.
A melhor teoria que eu já vi na internet é:


Percy: "Annabeth, o que aconteceu com o seu cabelo?"
Annabeth: "Ah, então, eu..." 
~interrompidos por um monstro~
(Será que ao fundo é o Navio dos Confederados Mortos?)

 2. A Casa Grande.

Não sei como definir a Casa Grande. É óbvio que ela está completamente diferente do livro, mas já é um avanço enorme ela marcar presença nesse filme, uma vez que no primeiro filme parecia que o Acampamento Meio-Sangue era constituído por apenas a “Casa do Percy”, a “Tenda do Luke” e a “Enfermaria”, e o resto do acampamento eram árvores. Não é assim, o acampamento do livro é bem melhor e bem mais aconchegante que um monte de mato, com várias construções legais.

 3. Monstros EveryWhere

Os livros do Rick Riordan nos mostra um mundo onde a Mitologia Grega está viva no mundo de hoje. E a coisa que nos faz acreditar nisso são os vários monstros e criaturas fantásticas vivendo por aí e fazendo coisas “modernas”. E esse simpático atendente de cafeteria com oito braços ilustra bem isso. E faz com que creiamos que sim, essa adaptação do livro vai ser a melhor.

 4.Pinheiro/Thalia
 
Esse pinheiro que brilha outrora foi uma Semideusa chamada Thalia. Ela era filha de Zeus e foi morta nos limites do acampamento. Seu pai, Zeus, apiedado dela, a transformou em pinheiro e fez com que ele protegesse os limites do acampamento de ataques de monstros. Porém, nesse livro/filme, o pinheiro é envenenado, portanto as proteções mágicas estão falhando. Ou pelo menos é assim nos livros, faço a mínima ideia de como vai ser no filme. Mas a presença do pinheiro indica que vão seguir bastante o livro (inclusive com algo que só não conto por que é um spoiler GIGANTESCO).
(Será que essas pessoas do lado de cá do pinheiro são monstros? Não faria sentido algum colocar semideuses dos dois lados da proteção. Serão monstros esperando para atacar o acampamento assim que o pinheiro falhar?)

 5. A Oráculo

Ninguém vai numa missão sem antes consultar a Oráculo para ter a sua profecia. Nem mesmo para buscar um maldito raio-mestre roubado. No primeiro filme Percy foge do acampamento para recuperar o raio-mestre, mas na verdade a missão foi dada a ele e ele teve que se consultar com a Oráculo. Pelo menos ela está uma múmia, como nos livros. E está no sótão da Casa Grande, como nos livros. Diretor do filme, você é o cara!

 6. Caixão-Diabólico do mais-diabólico-ainda Cronos

Cronos finalmente foi posto como o vilão-mor da história. Foi ele que motivou o primeiro filme inteiro, mas vamos relevar isso. Aqui está ele, para a felicidade geral da nação. E ele está retornando num caixão dourado maligno. Agora é só esperar pra ver como vão encaixá-lo na história. 

7.  O Velocino de Ouro

Objetivo da missão, é capaz de curar praticamente tudo, de ferimentos até um vale inteiro. É bom só para variar que o objetivo da missão vai ser o mesmo do livro. A única ressalva é que aqui ele está representado por um tapetinho, ao invés da pele de Cordeiro dourada.

 8. O Triângulo das Bermudas.

Local onde fica o Mar de Monstros. Do jeito que mudaram as coisas no primeiro filme, todos ficaram felizes de constatar que o Mar de Monstros vai continuar sendo no “que os humanos chamam de Triângulo das Bermudas”.

 9. Anaklusmos.

Eu sei que ela esteve lá no primeiro filme, e que ela estava bastante igual ao do livro (fora o fato que a espada na forma de caneta se pareça com uma bic azul, mas isso a gente pode relevar), mas no trailer, pelo menos, ela nos aparece de forma mais clara, então supomos que ela vai ter um bom enfoque no filme. É chato ela ter esse tridente, uma vez que ela já foi empunhada por Hercules. Mas achei muito legal do departamento de artes ter posto o detalhe do nome da espada no punho. “Anaklusmos”.

10. Dionisio
 

Ele é o deus do vinho. E está de punição cumprindo 100 anos como diretor de atividades do Acampamento Meio-Sangue. Ele é sequer comentado no primeiro filme, coisa que eu acho uma afronta, mas nesse ele dá as caras e age exatamente como no livro: tá cagando pro Percy. O que mais anima da sua presença no trailer é o fato de que ele está vestindo “roupas de mortal”. Um pequeno detalhe, mas que aproxima muito  o filme do livro.

 11. Clarisse & Campistas
 

Sei que são dois motivos, mas a foto contém ambos, então bora falar deles. O Primeiro é a Clarisse, filha de Ares, o Deus da Guerra. Ela fez uma imensa falta no primeiro filme. Ficamos muito sentidos por não ter a cena em que Clarisse recepciona o Percy assim que ele chega  no acampamento e vai “batizá-lo” na privada do banheiro. Uma pena. Mas aqui está ela. E, a despeito de não ser igual a descrição do livro, todos ficam contentes por ela estar no filme. E, agora, os Campistas. Vê-los assim, todos juntos e com roupas normais, foi uma grande alegria, já que no primeiro eles ficavam no meio do mato com armaduras gregas fazendo figurações. Gostei de ver. 

12. Campistas formetemente armados.
 
Eles passam todos os momentos da vida deles sendo atacados por monstros, nada mais justo do que terem armamento para se defenderem. Um detalhe lá não muito crucial para a trama, mas algo que Todos gosta. A única coisa que não consegui adivinhar nessa imagem é o por que estarem na floresta de noite e armados. Será mais uma Captura da Bandeira nos cinemas? Será uma Captura da Bandeira DECENTE nos cinemas?

 13. Carruagem da Danação e as Irmãs Cinzentas.


Essa carro(agem) tem no livro, essas três irmãs também. Preciso dizer mais alguma coisa sobre? Ok, preciso sim por que fã que é fã percebe de uma vez. Elas aprarecem num momento diferente no livro, mas eu achei válida a idéia nesse contexto. Isso só chateia por um motivo: Eles saem do acampamento DIRETO pro Princesa Andrômeda, mas enfim.

14.  Hermes.

Deus dos ladrões. É bom ver os deuses andando por aí, como está escrito nos livros. E com roupas de humano. Ah, como é bom ver uma adaptação decente. Só sinto que não veremos na telona a Marta e George. Mas não se pode ter tudo, né?

15. Garrafinha térmica contendo os ventos dos quatro cantos do mundo. 

Essa garrafinha aí está nos livros, é um presente de Hermes para a missão de Percy. E vai estar no filme. Todos grita de felicidade. E, o melhor de tudo, na estampa da garrafinha dá pra ver que ela é uma das garrafinhas promocionais da série da televisão do olimpo "Hércules Alquma-coisa-que-eu-não-me-lembro-agoara-e-não-vou-pesquisar". Esse cuidado da produção é tudo de bom. 

16. Arco-Íris. 

Arco-Íris é o cavalo marinho de Tyson, o Ciclope. 10 em cada 10 fãs de Percy Jackson gosta de desse cavalo marinho, e ele estará no filme! Era pra ele e mais dois outros cavalos-marinhos aparecerem no trajeto Acampamento-Princesa Andrômeda, mas ele aparecendo no filme já está mais que bom.

17. Touro Autômoto.

No livro são dois, não sei quantos terão no filme. São touros de metal feitos por Hefesto e atacam o acampamento. É meio que isso que mostra a Percy o quanto ruim está a defesa mágica do acampamento, proporcionado pelo Pinheiro-Thalia que foi envenenado.

18. Caribdis. 

Ela guarda a entrada para o Mar de Monstros ao lado da sua irmã Squila. Está bem diferente do livro, mas a sua presença e a epicidade dessa cena fazem com que você pare de reclamar. Essa cena aparece bem no finalzinho do trailer, só pra enlouquecer mais os já enlouquecidos fãs de Percy Jackson.

 COISAS PARA TEMER

Agora a compilação de coisas que apareceram no trailer que milhões de fãs temem. Afinal, não dá pra uma adaptação cinematográfica ser 100% igual a um livro. Até por que os diretores são preguiçosos demais pra fazer uma adaptação que preste. Vamos ver o que está errado!

19. Camiseta Azul.


O trailer estava indo tão bem e tals... Mas aí vem fatos como esse e BUM!, minam as nossas esperanças. A camiseta dos campistas nos livros é laranja, e pelo visto, nesse filme será azul. Agora eu pergunto: PUQ FAS IÇU CUMIGO? Se gastaram dinheiro comprando uma porrada de camisetas azuis, por que não comprar camisetas laranjas?

20. A Ilha de Circe.

A Ilha de Circe, no livro, é um SPA. É lá que Percy vira um porquinho-da-Índia. No filme será um maldito parque de diversões sombrio. E, mais um item que veio de bônus nessa cena: Por que Hades o caixão maldito de Cronos está na Ilha de Circe?

21. Cronos + Velocino = Muito Errado. 

No livro Luke nem chega a conseguir pôr as mãos no Velocino. Afinal, o Velocino tem propriedades curativas surpreendentes. Colocando o Velocino em cima do Caixão só vai fazer com que Cronos ressucite mais rápido. E isso não pode acontecer AGORA. Isso só acontecerá no 4º filme (se fizerem).
A nossa única esperança é uma cena que tem mais pra frente no trailer mostrando a Clarisse lutando nesse parque. Tomara que eles tirem o Velocino de lá antes que Cronos volte. Se não estragariam um filme até então perfeito.

22.  Princesa Andrômeda

No livro é um Cruzeiro gigantesco lotado de monstros. No trailer parece um iate. Tomara que só pareça um iate mas na verdade seja um cruzeiro lotado de monstros.

23. Grover no Acampamento.


Percy fica tão desesperado para ir nessa missão por que Grover, que foi atrás de Pã, estava em perigo. Mas essa falha é até que aceitável, uma vez que não mencionaram no primeiro filme que o Grover queria ser um buscador (de Pã). Uma pena não ver ele de noiva.

24. Gincana.

No livro, pra decidir quem iria na missão, fizeram uma corrida de bigas. Mas eles acharam uma solução elegante para substituir a corrida de bigas. Essa gincana marota parece ser tão legal quanto a corrida de biga.

25. Velhotes.

Os únicos velhos no acampamento são Quiron e Dionisio. Alguém me explica por que tem dois velhotes lá no fundo?

26.  Manticore.

O Manticore só aparece no terceiro livro. Por que ele está nesse filme, não sei explicar. Tomara que eles só queiram fazer um link entre esse e o próximo filme. Se for isso, por mim tudo bem. E essa imagem me acalma, por que nenhum iate é grande o suficiente para uma estrutura como essa. ESPERANÇAS, VENHAM A MIM!

E é isso. Consegui analisar o trailer inteiro. Estou animado pelo fato de que as coisas boas são mais do que as ruins. Espero que o filme seja tão bom quanto o seu trailer e que os fãs saiam dos cinemas satisfeitos. Mas pra saber disso, só em Agosto. Até lá, bom, é só rezar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário