Translate

sexta-feira, agosto 30, 2013

Bitolagem em religião

Não tô criticando religião. Tenho amor demais a vida pra cutucar esse assunto. 

Não, eu vou é falar das pessoas tão bitoladas em religião que querem converter o mundo a sua volta na sua religião, mesmo que o mundo a sua volta não queira ser convertido.

Essa semana a BCC publicou em seu facebook um texto dizendo que, devido aos novos dados colhidos, os cientistas acreditam que a vida pode ter começado antes em Marte. 

E é aí que a coisa ficou fora de controle. Surgiram duas discussões paralelas nos comentários de tal publicação. A primeira da caráter científico e a segunda de caráter religioso.

A primeira era por que tinha gente desacreditando a teoria (vejam bem, TEORIA) por que "bactérias não sobreviveriam ao calor, ao impacto e ao vácuo". Gente, até parece que eles não lêem de vez em quando. Acharam bactérias vivas no vácuo do espaço. Vá acharam bactérias que sobrevivem ao calor super alto e ao frio extremo. Quem acha que as bactérias são coisinhas frágeis são aquelas mesmas pessoas que acreditam que a regra dos 5 segundos funciona mesmo (sério, um amigo meu acredita. Uma vez eu comentei com ele "como se isso funcionasse" e ele respondeu "mas funciona". Eu olhei para ele e falei: "mas cara, as bactérias não esperam cinco segundos para pegar na comida" - e então ele soltou a pérola máxima: "mas pras bactérias pegar na comida elas tem que ser super-rápidas". Mano, elas são microscópicas. Elas aderem as coisas rapidamente. Principalmente num chão de escola, que vive sujo. Quando ele falou isso eu parei de argumentar e encerrei o assunto na hora). Eu não sei se uma bactéria sobreviveria ao impacto de um asteróide, mas como eu disse, isso tudo é apenas uma teoria. Eles não estão dizendo que essa é a verdade absoluta, mas apenas uma teoria. Eles ainda vão trabalhar nela. 

E teve a segunda discussão, a de cunho religioso. Veio uma porrada de gente dizendo que Deus está zangando por eles afirmarem que a vida pode ter começado em Marte, veio gente colocando trechos da Bíblia pra dizer que a vida começou na Terra e gente dizendo que quando morrermos (quem acreditava na matéria) iriamos ver a verdade.

Não me levem a mal. Eu convivo com pelo menos 2 ou 3 núcleos religiosos. Eu sei por cima cada teoria de como o mundo começou. Mas eu não fico gritando por aí que devemos agradecer o Prometeu por ter nos dado o fogo e devemos temer Zeus e ser enterrados com moedas para pagar Caronte (Mitologia Grega, 'cause I like it). Eu tenho um carinho especial pelos deuses Gregos, mas eu não tento impor isso para as outras pessoas. 

O que me chocou foi ver tantas pessoas pensarem dessa forma. 

Cara, o Evolucionismo é ensinado nas escolas. Não se tem como fugir disso. Mas tem gente que tá tão imersa em suas crenças que repudiam o que é novo e de certa forma agridem os outros por não terem a mesma crença. Isso é triste.

Sim, triste. Por que comportamentos assim acarretam em coisas ruins. Perseguição de quem é diferente, preconceito e atos condenáveis em nome do que "está escrito na Bíblia". Só tenho uma coisa a falar pra esse pessoal: saiam um pouco desse livro e comecem a ver o outro lado da vida. Dê uma chance pro novo, ao invés de crucificá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário