Translate

sexta-feira, agosto 09, 2013

Vamos falar um pouco sobre MDM


Com a estréia de Mar de Monstros se aproximando cada vez mais - é daqui a SETE DIAS!!!!!!!!!!onze!!!!!!1 - é meio que esperado que eu acabe só falando disso. E nada mais natural do que eu falar sobre isso AQUI.

Ah, e como eu verei o filme já no dia 17/08, logo na sexta feira seguinte eu postarei uma "resenha" sobre ele.

Enfim.

A estréia do filme está se aproximando, e semideuses do Brasil inteiro estão ficando cada vez mais hiperativos. (Só os do Brasil, por que o filme já estreiou lá fora no último fim de semana). [Na verdade alguns semideuses Brasileiros, por que o vai ter uma pré-estréia do filme hoje e amanhã, e eu não vou por que ir sozinho é ruim e quem vai ver o filme comigo não vai poder ir hoje nem amanhã]. 

Chega de parenteses. Estou me desviando muito do assunto.

Uma porrada de imagens promocionais e trailers e sneak peaks do filme pipocaram na internet nas últimas semanas. Teve gente que odiou, por causa dos spoiler. Teve gente que odiou, por causa do conteúdo (aquele "mimimi" lá de que "aquela pedra está 20cm a direita do que está no livro, esses filmes erram toda a adaptação"). E teve gente como eu, que gostou do que viu e ficou cada vez mais ansioso para ver o filme nas telonas.

Após muita reflexão vi que as cenas disponibilizadas do filme eram apenas cenas chave dos trailers, que não revelam muita coisa sobre o filme. E as pequenas cenas dos trailers são tão curtas que o spoiler só vem se a gente ficar pensando e pensando sobre elas. E outra: eu sei que o nosso amigo Thor Fio-dental fez o melhor que pode com o que deram pra ele depois da facada intelectual que foi Ladrão de Raios (e, ao contrário do que alguém falou, valeu a pena sim gastarem o dinheiro pra esse filme. Não é culpa do fandom de Percy Jackson que o del Toro está "catando moedinhas" pra fazer um terceiro "Hellboy"). Enfim.

Após tanta coisa ter saído nas interwebs ultimamente, pude perceber como eu estava errado (e como eu também estava certo) naquele pequeno post em que eu analizei o primeiro trailer de Mar de Monstros. Só terei 100% de certeza se o filme foi ou não uma boa adaptação dia 17, depois de ver o filme (que só vai ter 1h46min #chatiado queria um filme de duas horas). Mas até lá, veremos o que podemos adivinhar - até por que vai ser legal eu revisar esse post depois de ver o filme e ver o que eu acertei de palpite e o que eu errei. 

Só que essa não vai ser uma tarefa tão fácil, uma vez que eu tenho comigo MUITO material de divulgação do filme (e ainda falta uns três ou quatro videos, que eu não consegui fazer o download. 


A primeira cena é Percy descobrindo que [SPOILER caso você não tenha lido o livro] Tyson é seu irmão. A cena não tem nada de mais e ela é muito boa por ser simples, engraçada e, eu até ouso dizer, poderíamos encontrar essa cena nos livros, da forma que ela transcorre. O melhor detalhe é Grover dizendo "Holy Styx" - Santo Estige. 

A segunda cena é a Annabeth e o Grover tentando convencer o Sr. D - que, apesar do que a minha irmã diz, eu acho que ele está parecido com um "Dionísio" - que deveria haver uma missão atrás do Velocino de Ouro. O que valhe a cena é o Sr. D errando os nomes do Gover e da Annabeth, algo que todo semideus vai adorar nesse filme. 

A terceira cena é a cena da Caríbdis. Não vou descrevê-la muito, mas eu gosto dela por causa do tamanho dela. É um MONSTRO GIGANTE engolindo LITROS e mais LITROS de ÁGUA. Não tem como não gostar de uma cena como essa se você é um fã de cenas grandiosas como eu. 


A quarta cena é a cena do Táxi, e eu gostei dela por que é outra cena que poderíamos encontrar no livro do Riordan: mitologia + algo moderno + humor + ação. Palmas para Thor Fio-dental. 

Como eu disse, as cenas não revelam muito da trama, por que o que seria um big spoiler é o que está ENTRE essas cenas, não o que está nelas. 

O próximo video é um dos comerciais que eu tenho. É uma porcariazinha de 30seg, praticamente um resumo visual dos trailers completos, aqueles de quase dois minutos. Mas o que mais adoro nesse comercial é isso:


E isso daqui:


Polifemo, um ciclope grande e malvado. Mais um personagem do livro na conta do filme. Lindo. E, pra completar: 


Tyson, como todo bom ciclope, é forte pra burro. E esse pequeno vislumbre dele segurando um dos Touros sozinho... 

O próximo video é o "Guia de Sobrevivência", um trailer que "explica" os monstros que mais apareceram (e torcendo para que não sejam os únicos) nos trailers. A primeira novidade que vale a pena mostrar aqui é:


Sei que não dá pra entender muito bem o que tá aí na imagem, mas é um dos dois Touros se desmontando e remontando á la Transformers (por que dar a volta é para os fracos). E, mais uma coisa envolvendo o Touro e provavelmente acontece 10seg depois da penúltima foto, uma fala clássica do livro:


Sei que Tyson já apareceu demais, mas esse frame em especial eu PRECISAVA por aqui. Nele dá pra ver o Tyson quase caindo, e na cena ele caiu mesmo. Tyson desajeitado = Tyson igual ao livro.


O próximo frame vai aparecer por que eu tenho uma quedinha por hipocampos, e esse frame mostra ele em toda a sua extensão fora da água. Minha definição pra isso? Lindo.


O próximo video é o trailer internacional. Eu tenho um carinho especial por ele, por que ele é massa. Como eu disse anteriormente, todos os trailer são praticamente iguais, contando a mesma coisa: existem semideuses, o lar deles está em perigo, só tem uma coisa que pode salvá-los, cena do táxi, cena da Caríbdis, cena do parque fim. Mas ela tem algumas novidades também. (Além de que esse trailer tem uma trilha sonora mais pesada, mais de ação. I ♥ trilhas de ação). A primeira coisa que merece ser posta aqui é um frame da Annabeth com uma lança. Por que diabos isso? Por que nesse frame vemos Alexandra sendo Annabeth. Fazendo o que for preciso pra manter o acampamento a salvo.


Também tem uma fala da Annabeth que vale a pena comentar, mas não vale a pena printar, que é "Oh my Gods". Coisa exata do livro, "Oh meus Deuses" - mais uma vez palmas pro tio Thor Fio-Dental. Desse trailer, algo que adorei demais da conta foi a "Névoa".


O diretor captou bem o clima do livro - coisa mística nos tempos de agora - e pôs a Névoa, que "faz os místico parecer normal", num vidrinho de perfume. Além de uma solução bacana pra economizar grana e evitar efeitos especiais o filme inteiro pra por um bendito olho só no personagem, mencionou a névoa nos filmes e... bem, acho que você já entendeu e eu já comecei a ficar confuso.  Adiante no trailer, vemos mais um mimo para nós, semideuses: Confederados Mortos!


E, pra finalizar esse trailer internacional, duas coisas "show de bola": 1º - um frame com o que parece ser o meu tipo de cena favorito. Sabe quando num filme tem algo grandioso acontecendo ao fundo, só que tem algo acontecendo também em primeiro plano? Tipo, dessa forma: 


Cronos prestes a ressuscitar lá atrás e Percy lutando contra um carinha aqui na frente, provavelmente para tentar impedir que ele ressuscite. No momento só me lembro de dois outros filmes que isso acontece claramente: Duro de Matar 5 (o helicóptero batendo em tudo que é canto no fundo e o carinha correndo em  primeiro plano) e Scott Pilgrim contra o Mundo (na primeira luta final, que está Ramona vs. Knives no fundo lutando punhais contra suporte pra chanpagne [tá certo?] e Scott vs. Gideon espada contra espada em primeiro plano). Cenas assim me causam arrepio, saca? A ideia de duas ou mais coisas ao mesmo tempo...

E 2º - o Percy surfando uma onda, no maior estilo "Dobrador de Água". Percy é filho do Deus dos Mares. Nada mais natural do que surfar em cima da onda sem prancha alguma. Cenas assim aproximam o filme do livro. 


O próximo trailer que eu tenho se chama "Mitos Revelados". Na realidade ele não revela mito nenhum, apenas tem uns mini depoimentos dos atores e, para alegria (ou raiva) dos fãs, mais cenas inéditas. A primeira coisa que podemos notar de novo e importante é essa cena aqui:


 Por um milagre da multiplicação, agora o Grover não é o único sátiro do acampamento (não estou reclamando do Thor, estou reclamando do Columbus. Se ele não tivesse feito a cena da Hidra, o dinheiro economizado poderia ter sido usado pra fazer mais sátiros). Mas não é pelo sátiro extra que eu destaquei essa cena, é por causa do que está acontecendo, no geral. Está acontecendo uma reunião na fogueira, onde Sr. D está explicando a situação atual do acampamento. Isso é MUITO do livro. Já ficou repetitivo agradecer Thor Fio-dental, mas mais uma vez eu o aplaudo.

Como eu disse anteriormente, os trailer são uma variação do primeiro. Nesse "Mitos Revelados" não apareceu uma coisa "nova" que eu já não tenha mencionado antes. Bora pro próximo video, que é um pequeno comercialzinho de 30seg com a temática "História". Ele se foca na "história" do filme. O mais engraçado desse trailer é que, nos trailers anteriores, o Luke diz para o Percy: "Parece que você não é o único semideus difícil de matar". Acho que a "audiência" (provavelmente os pais da audiência, porque os fãs de Percy Jackson estão acostumados com mortes e muito sangue) reclamou e nesse pequeno trailer de 30seg Luke diz: "Parece que você não é o único semideus difícil de vencer". VENCER. Muito sem graça essa fala assim. Surpreendentemente, esse trailer não tem cena nova que chame muito atenção, por isso nem vou destacá-las aqui. Próximo trailer.

Nesse novo, o foco é a "Aventura". Ele começa com o Luke narrando que vai ressuscitar Cronos, e nisso aparece essa nova cena:


Eu destaquei ela por que podemos ver como o personagem Luke está certo do seu objetivo. Ele não quer reconsiderar a idéia de trazer a vida o mais poderoso titã e acabar com toda a civilização e jogar o mundo no caos. Sei que estou provavelmente pensando demais e posso estar suuuuper errado quanto a isso, mas não custa ter esperanças. Afinal, essa determinação toda do Luke vem do livro. Também nesse trailer tem uma fala muito boa de Grover, que diz "eu estou com você, é só falar". Provavelmente essa é a resposta para a fala "nós temos que impedí-lo" que o Percy diz em vários outros trailers.

O próximo trailer é o focado no "Herói". Meio ruim a proposta do trailer, por que o narrador diz: "apenas um herói pode salvar a todos nós". NÃO CARA, NÃO FAÇA ISSU! Pessoas fora do fandom não levam a sério sagas em que "apenas um herói pode salvar o mundo do maior mal que existe no universo". Tá, Percy Jackson é meio assim, mas se ficarem esfregando isso na cara de todo mundo, menos pessoas vão levar a sério o filme e então menos pessoas vão vê-lo.

Mais um trailer curtinho, focado no "Cast" do filme. Agora sim vemos uma cena novissíma que empolga todo o fandom:


Está vendo aquela pequerrucha ali? Está? Ela é a Thalia! Provavelmente um flashback, vemos a pequena Thalia lutando contra um gigante (provavelmente um ciclope). Como tenho tanta certeza disso? Primeiro por que ela está olhando para cima, e segundo por que eu vi um trailer português (que eu não tenho baixado por isso não vou colocá-lo nessa listagem) em que mostra mais um pouco dessa cena. Outra coisa que vale a pena nesse trailer é Clarisse, fazendo o que faz de melhor: lutando.


Um pouco antes desse frame ela diz "I got this" e sai correndo para pular em cima do Touro. Se ela está igual ao livro (na personalidade, por que na aparência ela está muito mais gata do que a Clarisse do livro) eu não duvido nada que ela possa dar cabo desse Touro sozinha.

E, infelizmente, chegamos ao último trailer que eu tenho aqui comigo. Ele é o segundo trailer oficial. E nem preciso dizer que ele é praticamente igual a todos os outros. Algo que vale muito a pena destacar dele é essa cena aqui. Que é um big spoiler, mas não me importo:


Sim, é menina Thalia. E sim, ela está virando pinheiro. Todos chora pra ver esse momento nos cinemas e acredito que todos chora assistindo esse momento no cinema. Depois que eu ver o filme, eu conto se eu fui um dos todos chora nessa parte. Uma coisa que vale a pena destacar desse trailer antes da imagem final (sim, só teremos uma última cena pra concluir esse post) é a trilha sonora. Já comentei anteriormente que adoro uma trilha sonora de ação num trailer me anima, e eu acho que um bom trailer pode valer tanto quanto um filme inteiro (como por exemplo o trailer 3 de Transformers 3. A batida eletrônica da metade pro fim do trailer me faz arrepiar. Toda vez). E esse trailer aqui também tem uma ótima trilha. Nota 10 pro trailer.

E a cena que fecha esse post é:


Nela vemos a Anaklusmos se montando enquanto está indo direto pro "coração" de metal do Touro (eu estou chamando ele de "Touro", mas o nome completo é "Touro de Colchis"), coisa que o faz explodir. O diretor fez bem ao dar um ar de "Transformer" para a espada, uma vez que o anterior acabou com a principal característica dela - o certo era tirar a tampa, não "clicar". E a idéia de jogar a espada dentro do Touro para matá-lo? Genial.

Bom, é isso. Espero ter acertado a maioria das minhas "adivinhações", afinal todos esses meus palpites apontam para uma boa adaptação.

Que sábado dia 17 chegue logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário