Ontem eu finalmente vi o filme Star Trek: Além da Escuridão. Infelizmente não deu pra eu ter ido ao cinema, então aqui estou eu, vendo um filme do baralho em uma televisãozinha com um som medíocre, coisa que nem sem compara a um cinema com tela gigante e um som do capeta.
Mas enfim, a vida é assim.
Meu único contato com Star Trek foi com o filme/reboot de 2009. Então a minha opinião vai ser meio leiga.
Por exemplo, eu posso não ter sacado referências à série clássica. E também não sei qual é a real importância de Khan na trama. Sim, eu sei, ele é um personagem badass, calculista, e tudo o mais, mas não sei a sua história anterior para que, na hora em que o Benedict fala "My name is KHAN", dar aquele gritinho histérico que todo nerd e todo o homem deve ter dado (aqueles que assistiram a série clássica, é claro). A única coisa que eu sei é que ele é um personagem importante, já que seu nome apareceu no título do segundo filme da franquia, "A ira de Khan".
Portanto a minha opinião é: um filme bom demais que chega a doer não ter ido no cinema ver.
Invejo todos que foram.
O status continuamente mutante do Khan, ora inimigo, ora aliado, ora vítima, ora vilão, foi um deleite. Quando o mocinho precisa se aliar ao vilão por algum motivo e o mocinho passa o tempo todo sem confiar muito nele... isso deixa a trama muito mais interessante.
Os efeitos especiais estavam soberbos. Graças aos deuses J.J. Abrams tem credibilidade com os estúdios e pode dispor de dinheiro o suficiente para deixar os efeitos mais belos o possível. Mais uma vez me odeio por não ter ido ver o filme no cinema, e nem em 3D. Imagina só como teria sido ver a Enterprise, ou Júpiter, em 3D naquela telona?
A amizade entre o Spock e Kirk ainda não é aqueeela amizade, mas está bem mais forte e tivemos direito a umas duas ou três cenas piegas que devem ter feito cair suor másculo dos olhos de alguns caras Trekkers (é assim o nome do fandom?).
E a melhor coisa que eu achei foi que, quando parecia que o filme tinha acabado, o clímax principal passado, eis que eles tem pano pra mais meia hora de manga, e o verdadeiro clímax acontece, com uma perseguição no meio da cidade e uma briga mano-a-mano em cima de um carro-seja-lá-o-que-aquilo-for voador.
Outra coisa boa é que as atitudes de Kirk estão mais maduras e as atitudes de Spock, mais "malandras" (como blefar com Khan e fazê-lo acreditar que toda a sua tripulação tinha explodido) - talvez até por causa de sua convivência com o humano mais irresponsável da frota. Sua carga emocional também está bem grande, uma vez que seu planeta foi destruído
Eu achei que o começo do filme estava rápido demais, com o vilão definido e eles já no minuto seguinte decidindo o que fazer com ele e tudo o mais. Achei até que foi um problema de edição. Mas aí, mais pra frente do filme por que dessa pressa toda em matar Khan, e aí suspirei aliviado.
A trama estava a salvo.
Como li em algum lugar da profunda Internet, J.J. Abrams pode estar abrindo um espaço para mais uma série televisiva de Star Trek. Não sei não. É claro que uma série deles com os efeitos de agora ficaria ótimo, eu mesmo não perderia um episódio sequer. Mas, pra série manter o nível, teria que ter um investimento milionário e a longo prazo. Nem muito por causa dos efeitos e da ação (afinal, eles vão partir numa missão para "desbravar" novas civilizações), mas no caso de atores. São ótimos atores, mas que custam caro por estarem em alta no cinema.
A Marvel que fez certo com a sua série, a Agents of SHIELD, usando o lado não-super da organização, com um enredo mais pé-no-chão, sem precisar de efeitos mil pra contar a história.
Acho que isso vai mesmo é virar uma cine-série. Mas, de qualquer forma, vou acompanhar de perto por que vale cada minuto (inclusive os créditos principais, para brisar naquelas cenas de planetas).
Que venha Star Wars VII, que nas mãos de J.J. Abrams e com os efeitos que ele pode proporcionar, vai virar um filme orgásmico para os fãs e para os caras como eu, que adoram efeitos especiais e cenas de tirar o fôlego.
Até sexta o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário